Reflexões pós-viagem


Os últimos 12 dias foram incríveis, repletos de mudanças de modelos mentais e experiências muito desafiadoras que certamente levarei para sempre comigo.

Para estarmos imersos em uma cultura não precisamos conhecer todos os pontos turísticos locais. Basta apenas que passemos alguns dias muito próximo das pessoas e será o suficiente para que elas nos desafiem a abandonar uma série de crenças limitantes e a expandir a nossa consciência, aproveitando o máximo a jornada fora da nossa casinha.

Trabalhar com pessoas de diferentes nacionalidades diariamente pode parecer bastante desafiador e estar em uma pequena imersão longe de casa é o suficiente para percebermos o quanto é importante nos permitirmos enxergar tudo de diversos pontos de vista quando buscamos obter resultados diferentes.

A proposta não se trata de abandonar nossas opiniões, mas de nos permitir compreender plenamente o outro sob a perspectiva dele, honrar e respeitar sua história, seus limites, considerando todos os fatores que o levam a pensar de tal maneira.

Durante o nosso processo evolutivo precisamos mais de pessoas que nos perguntem " por que não? " ao invés de dizer "você está certo". Buscar justificativas para a nossa maneira de pensar pode nos limitar a jamais sair do lugar e assim jogar um balde de água fria em nossa capacidade criativa.

Navegar pela ótica do outro não só estimula o pensamento crítico, como também aumenta o nosso potencial empático, mais acolhedor e menos julgador.

Quase nada nem ninguém é o que parece. Ou ao menos não é SÓ o que parece. Somos seres tão complexos, infinitos e mutáveis e estamos sempre sentindo necessidade de mudança, adaptação, de realizar novos sonhos e desejos.

Aprender a admirar as pessoas a partir de suas histórias é o principal passo para uma vida coletiva mais harmoniosa. É definitivamente o que todos precisamos para acompanhar a tendência de deixarmos aos poucos de vivermos presos em gaiolas e ninhos para coabitarmos um grande céu sem barreiras nem limites.

Clarissa Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não é só mais um dia dos pais...

❤️de hoje

Mais um dia de outono🍂