6 dicas para melhorar sua capacidade de gerir pessoas



Não é novidade que a maioria dos problemas das organizações hoje se concentram em má gestão, seja de recursos financeiros ou de pessoas.

Como os recursos financeiros são administrados por pessoas, é nelas que focarei aqui neste artigo, pois elas devem ser a prioridade de qualquer organização.

Uma má gestão gera problemas na comunicação da equipe, que ocasiona em desconfortos, aumenta possibilidade de conflitos e culmina com a desmotivação do empregado. No pior dos cenários, o funcionário ainda pode adquirir problemas emocionais oriundos desta desmotivação e do tratamento recebido pelo gestor.

Mas como garantir uma boa base na gestão de pessoas para que, respeitando as diferenças de personalidade de cada gestor, se consiga alcançar minimamente um bom resultado no relacionamento com a equipe?

Veja estas dicas e adote-as em seu dia-a-dia para alcançar melhores resultados:

1) Sempre reconheça os acertos individuais e de sua equipe.

É importante estar sempre observando cada um e os resultados do coletivo. Alguns irão performar acima da média, alguns farão somente o que é preciso e alguns precisarão de ajuda para se desenvolverem. Identifique também em sua equipe pessoas que podem se ajudar e, além de inspirar os que precisam de ajuda, você estará desenvolvendo ainda mais os talentos demonstrando a eles a importância do senso de equipe e do valor de transmitir conhecimento. Não foque em reconhecer apenas grandes feitos. Pequenos acertos devem ser reconhecidos como forma de reforço constante ao comportamento.

2) O ser humano é único, adapte-se.

É importante aqui adaptar a sua forma de gestão para cada pessoa, respeitando as diferenças e tempo de aprendizado de cada um. Isso não significa que todos irão performar sempre bem, mas reduz a chance de que alguém não compreenda a sua linguagem. Alguns podem estar no lugar errado e cabe a você ajudá-los a descobrir a encontrar um novo caminho, mas isso você só saberá se buscar gerenciar esta pessoa da maneira correta.

3) Ouça a todos.

É fundamental que um gestor esteja aberto a feedbacks e sugestões, sejam elas para a sua própria pessoa ou de melhoria para sua área. Ainda, é muito importante que ele consiga dedicar um tempo a ouvir as pessoas e saber como elas se sentem. Quando você gera um comprometimento afiliativo com a sua equipe, você estabelece um laço de confiança e a tendência é obter melhores resultados.

4) Aceitar que as pessoas são passíveis de erro, inclusive você.

É preciso saber lidar bem com os erros dos outros e saber como dar feedback para cada um, entendendo a melhor forma que cada um reage. Lembre-se da técnica do feedback sanduíche, pois pode ser útil dependendo do caso. Para cada erro cabe uma correção imediata e acompanhamento adequado. Não espere o momento da avaliação semestral para providenciar esses retornos. Esta é uma tarefa diária.

5) Promover integração entre as pessoas e gerar pertencimento.

Quanto maior a integração entre os membros da equipe, mais intimidade profissional existirá e, consequentemente, maiores serão os resultados a serem atingidos. Uma equipe integrada é bem resolvida. Se há algum problema pessoal ou mal entendido, a tendência é de que ele se resolva mais facilmente entre os membros, sem intervenções de terceiros. Quando a equipe se integra a ponto de gerar uma identidade, há uma forte tendência que se enxergue a responsabilidade pelos objetivos individuais como objetivos da equipe e que as pessoas se ajudem genuinamente.

6) Seja sempre humilde, positivo e sincero.

Por mais que às vezes seja difícil, controle suas emoções e não desconte em sua equipe sentimentos que seu gestor lhe transmite ou situações de sua vida pessoal.
Muitos gestores acabam por se espelhar em seus gestores e cometem os mesmos erros ou descontam suas frustrações em sua equipe por conta de problemas que estão enfrentando. Se você estiver enfrentando um problema muito sério, seja humilde e se afaste. Reconheça que para “cuidar” bem de outras pessoas, você precisa cuidar bem de si.
Converse sempre com sinceridade com sua equipe e isso não será uma exposição de sua fraqueza, mas uma prova de confiança que irá inspirá-los e aproximá-los de você.

Se essas dicas fizerem sentido para você, aplique-as em seu dia-a-dia com sua equipe. Elas são capazes de mudar a maneira como você se relaciona e podem te trazer resultados incríveis.

Clarissa Lima

Comentários

  1. Suas dicas são imprescindíveis para o bem-estar dos colaboradores de uma organização e elas refletem diretamente na qualidade do trabalho. Pessoas motivadas produzem melhor!

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