Melhore sua maneira de se relacionar com as pessoas

Você tem aquele colega difícil, que está sempre arrumando confusão com tudo e todos, mas que no fundo mora no seu coração?

E quando o colega difícil é você?

Está sentindo dificuldades num geral de se relacionar com as pessoas?

Na dúvida sobre o grupo no qual você se encaixa, dê uma olhada nas dicas abaixo para lhe ajudar a gerar uma mudança de comportamento.

1) Seja humilde e respeite todo mundo. Todas as pessoas têm uma história de vida riquíssima, cheia de pedras no caminho, vitórias. Não subestime ninguém e honre todas as pessoas que cruzarem sua jornada. Você tem muito a aprender com todas elas, mas somente o fará se permitir que elas o ensinem.

2) Sempre esteja aberto a ouvir feedbacks. É extremamente importante saber receber críticas, ainda que elas venham da pior forma possível. O importante aqui é avaliar friamente o conteúdo do que está sendo dito e buscar fazer uma autoavaliação. Peça evidências do comportamento indesejado. Elas vão ajudá-lo a compreender melhor os fatos.

3) Entenda que todo mundo passa por dias e momentos difíceis. Compreender que às vezes seu colega não está em seu melhor dia e isso pode ter abalado sua paciência e raciocínio, o ajuda a lidar melhor com um sujeito raivoso, por exemplo. Perguntar se ele está passando por problemas e se você pode ajudá-lo de alguma forma demonstra empatia e, além de talvez ganhar um amigo, fazer este exercício certamente lhe ajuda a ser uma pessoa melhor.

4) Aceite: somos todos diferentes. Isso nos faz seres tão complementares e colaborativos. Identifique no outro habilidades que você não possui e você poderá aprender muito com ele ainda que não se tornem grandes amigos. Afinidade é algo que não se compra, portanto, se não existe, não se preocupe em forçar a barra. Antes serem verdadeiros bons colegas do que grandes falsos amigos.

5) Nunca imponha suas idéias e pontos de vista. Ninguém gosta de pessoas apegadas às suas próprias opiniões que não estão dispostas a ouvirem os outros. Se você está disposto a discutir idéias, entre no debate. Se não está, prefira não participar naquele momento ou você acabará ganhando inimizades e criando situações desnecessárias por excesso de inflexibilidade.

6) Seja autêntico. Não tente ser aquilo que não é só para chamar a atenção de alguém. O que não é genuíno não se sustenta por muito tempo e o tiro pode acabar saindo pela culatra. É importante lembrar de respeitar a sua própria identidade e valores e equilibrá-la com o respeito à identidade e valores do próximo.

7) Não faça fofocas. Não espalhe informações as quais você não sabe de onde vieram, principalmente quando elas servem para difamar alguém. É uma mancada completa contar histórias falsas e pode ocasionar em quebras de confiança e até impedir possibilidades de futuras amizades dada a fama de "fofoqueiro".

8) Sempre resolva mal entendidos. Viu ou leu algo que não ficou tão claro, pergunte. Caso você tenha cometido o erro na comunicação, reforce a mensagem. Às vezes não é tão fácil dada a falta de proximidade com a outra pessoa, mas vale o esclarecimento para evitar implicâncias e picuinhas no futuro.

9) Não despeje o seu mau humor por aí. Se você está num dia ruim, está tudo bem. Todo mundo passa por isso. Se não quiser muito contato com outros seres humanos, limite-se à cordialidade e ao respeito. Estes nunca serão dispensáveis.

10) Não julgue. É inevitável ter uma primeira impressão de alguém, mas não deixe que a primeira impressão lhe impeça de dar abertura a alguém que pode ser um futuro grande amigo. Ou ainda, não aponte o dedo para as atitudes dos outros. Cada um age de acordo com as próprias experiências de vida e merece respeito em relação às suas escolhas.

Obviamente há alguns outros fatores como sorrir mais, elogiar quando sentir vontade, presentear os amigos mais chegados, mas de acordo com cada pessoa, pode ser um pouco mais difícil colocar algumas destas ações em prática, levando em consideração a personalidade de cada um. Por isso, opte pelo simples e na dúvida, pense no que não gostaria que fosse feito com você e já ganhará muitos pontos com as pessoas.

E aí? Achou as dicas interessantes? Compartilhe!

Abraço e até o próximo artigo! 😊



Clarissa Lima
Coach de Desenvolvimento da Autoestima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não é só mais um dia dos pais...

❤️de hoje

Mais um dia de outono🍂